Itabuna faz seleção de alfabetizadores para Brasil Alfabetizado

Processo seletivo terá duas etapas
Ascom

 

A Prefeitura de Itabuna vai selecionar nos dias 4 e 5 de julho, mediante processo seletivo simplificado, profissionais de Educação: Alfabetizadores, Alfabetizadores-Coordenadores de turmas, Tradutores-Intérpretes de Libras e Professores Formadores para o Programa Brasil Alfabetizado. As inscrições serão realizadas nos próximos dias 19 a 20, das 8 às 15 horas, na modalidade presencial na União dos Servidores Municipais de Itabuna –USEMI, na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano.       

Os candidatos devem apresentar Carteira de Identidade (RG); Cartão do CPF; Título de Eleitor e comprovante da última votação; Comprovante de Endereço; Certificado de Reservista, (sexo masculino até 45 anos de idade); Curriculum Vitae de forma detalhada (identificação dos títulos e especialmente da carga horária dos cursos de aperfeiçoamento, seminários e a experiência profissional); Escolaridade em conformidade com a habilitação exigida; Declaração de disponibilidade de tempo para o programa e Declaração de Vinculação a alguma Rede Pública de Ensino caso tenha o vínculo ou outras atividades afins

O processo seletivo consistirá em duas etapas. A primeira etapa do processo seletivo consistirá na análise da documentação apresentada pelo candidato e pontuada conforme critérios estipulados no publicado no Diário Oficial do Município e do parecer da Comissão de Seleção do Programa Brasil Alfabetizado do município de Itabuna, com divulgação do resultado no dia 26, através do site da Prefeitura e no mural situado no átrio do Centro Administrativo Firmino Alves.

Já as entrevistas serão escritas e elaboradas por profissionais habilitados indicados pela Secretaria da Educação na USEMI (União dos Servidores Municipais de Itabuna), situada na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano. No dia 4 de julho das 8 às 12 horas – entrevista com candidatos a função de Alfabetizador e Tradutor Interpretes de Libras.  No dia 5, também no mesmo horário, entrevista com candidatos a função de Alfabetizador -Coordenador de Turmas e Professor Formador.

As atividades de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, a partir da seleção serão desenvolvidas por adesão ao Programa Brasil Alfabetizado na forma de trabalho voluntário com remuneração de uma bolsas-auxílio entre R$ 400 e  R$ 600, por um período de oito meses, cumprindo carga horária mínima de 320 horas, com início em data definida pela Secretaria da Educação  e de acordo com a necessidade educacional.

O Programa Brasil Alfabetizado objetiva contribuir para superar o analfabetismo no Brasil, universalização da alfabetização e do ensino fundamental de Jovens, Adultos e Idosos. De acordo o projeto, a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promove o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida, por meio da responsabilidade solidária entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.